ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

O empresário que cuida dos seus funcionários, trata de cuidar da saúde das pessoas enquanto são trabalhadores produtivos.

Para saber se sua empresa está adequada para dar conforto, segurança e condições para um ótimo desempenho profissional, é necessário entender de Ergonomia. E a metodologia usada para quantificar isso é através da Análise Ergonômica do Trabalho.

O profissional ergonomista, contratado para fazer a Análise Ergonômica do Trabalho, irá desenvolver quatro conceitos básicos para compreender o trabalho e os fatores relacionados a ele na sua empresa, e ajudar o empresário a entende-lo também.

  1. Distinção entre tarefa e atividade. Tarefa é aquilo que a organização do trabalho estabelece ou prescreve para o trabalho a ser realizado. A atividade, aquilo que o sujeito realmente faz para atingir os objetivos prescritos.
  2. Esta é associada tanto às características e condutas do homem que trabalha, bem como, às características da empresa. Trata-se de reconhecer a diversidade no interior das situações produtivas.
  3. Carga de trabalho. Este está associado as diferentes dimensões humanas mobilizadas pelo o sujeito que trabalha, englobando sua dimensão biológica, cognitiva e subjetiva.
  4. Modo operatório que decorre dos conceitos anteriores e representa a resposta individual às determinantes de uma situação de trabalho.

Para entender o trabalho na sua empresa, o ergonomista precisará usar instrumentos e ferramentas que permitam quantificar e qualificar as atividades desenvolvidas pelos seus funcionários e alinhar nesses conceitos que vimos.

Por exemplo, quando o ergonomista aplica um questionário para verificar os pontos de desconforto do funcionário da empresa, conseguimos resultados que mostram se há problemas de postura naquele postos, e comparando os diversos postos idênticos com valores de trabalhos científicos, pode ser indicado um treinamento para que os funcionários adotem uma postura física melhor, diminuindo os problemas de desconforto e adoecimento futuro.

Entre em contato conosco na ERGOSALUTE, agende uma visita de um consultor para que possamos ajudar a você e seus funcionários.

Inove na saúde da sua empresa.

ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

ÚLTIMOS ARTIGOS

Análise Ergonômica do Trabalho na...
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
Gerenciando a ergonomia no escritório
Checkout em Supermercados – Parte 2